voltar para o site

brincadeiras-criativas-3a5-anos

As crianças de hoje estão cercadas por tecnologia. diversos canais de TV, jogos eletrônicos em tablets, smartphones, laptops… O acesso cada vez mais fácil e precoce a esses estímulos pode até servir como fonte de diversão aos pequenos, porém trata-se de uma diversão sem movimento e, sobretudo, sem interação. Por isso, é muito importante que as crianças brinquem e façam atividades, tanto com os pais quanto com os colegas.

Brincadeiras são parte essencial no desenvolvimento físico, cognitivo e afetivo dos pequenos. Essas atividades vão possibilitar que as crianças socializem com outras pessoas e desenvolvam noções de cooperação e compartilhamento. Além disso, as brincadeiras são a melhor forma de exercício físico para as crianças, sendo fundamentais na melhoria da coordenação motora e no desenvolvimento dos sentidos.

Brincar é, acima de tudo, uma atividade social, já que envolve interação com outras pessoas. Isso possibilita à criança aprender como lidar com os outros e as auxilia a se conhecerem melhor. Crianças entre os três e cinco anos estão em pleno desenvolvimento e tentam a todo instante compreender o mundo de pessoas e objetos que as cercam. Elas são ávidas por conhecimento e estão em uma fase em que entendem ideias e conceitos cada vez mais complexos, estão com uma melhor coordenação motora e muito mais energia para o dia a dia.

Crianças entre os três e cinco anos devem brincar por cerca de três horas por dia. Boa parte dessas atividades será feita na escola, mas é importante que os pais fiquem atentos e limitem o tempo gasto com gadgets e possibilitem que os filhos façam mais brincadeiras ao ar livre. Crianças ativas fisicamente são mais saudáveis, fortes e sociáveis. Além disso, dormem melhor e desenvolvem mais cedo habilidades físicas e emocionais importantes para sua formação.

A seguir, confira 10 brincadeiras muito legais para se fazer com crianças de três a cinco anos de idade.

1. O Feiticeiro

Todas as crianças devem ficar de pé. Escolha uma delas para ser o feiticeiro. Ao sinal, ele deve perseguir os coleguinhas. Quem for tocado, estará enfeitiçado e deve ficar parado com as pernas afastas. Enquanto a perseguição continua, as outras crianças podem passar por baixo das pernas do colega, quebrando o feitiço. Substitua o feiticeiro de tempos em tempos.

Além de uma boa atividade física, essa brincadeira desenvolve o senso de cooperação entre as crianças, tanto para salvar os colegas do feitiço, quanto para distrair o feiticeiro.

2. Biscoito Queimado

Esconda um objeto qualquer sem que as crianças vejam. Em seguida, ao dizer “biscoito queimado!”, os pequenos devem começar a procurar o objeto. Quando estiver perto do esconderijo, o professor deve dizer “está quente!”. Ao se afastarem do ponto correto, ele deve falar “está frio!”. Quem encontrar o brinquedo é o vencedor.

3. Tesouro do Pirata

Escolha uma das crianças para ser o pirata e peça que ela esconda o tesouro. É legal que o tesouro seja algum brinde, como um saquinho com balas ou bombons. Depois que o pirata esconde o tesouro, as outras crianças têm cinco minutos para encontrá-lo. Se não conseguirem, o pirata pode dar dicas de onde está. A criança que achar o tesouro fica com o brinde. A cada nova rodada, trocam-se os brindes.

4. Pega Batatas

Pegue bolas ou amasse diversas folhas de papel e as distribua por todos os lados. Divida as crianças em dois grupos e dê um cesto para cada um deles. Ao sinal, elas devem recolher as “batatas” e colocá-las no seu respectivo cesto. A equipe que apanhar o maior número de batatas é a vencedora.

5. Morto-vivo

Peça para as crianças formarem uma fila, lado a lado. Uma delas fica de frente para as outras. Quando ela disser “morto”, os colegas deve se agachar. Quando disser “vivo”, todas precisam ficar de pé. O coleguinha pode alternar as palavras e a velocidade como bem entender. Quem errar a posição, fica de fora até começar tudo de novo.

Essa atividade auxilia no desenvolvimento de coordenação motora e capacidade de concentração e atenção das crianças.

6. Arranca-rabo

Cada criança ganhar um pedaço de tecido e pendura na parte de trás da calça, como se fosse o rabo de um animal. Ao sinal, todos devem sair correndo e tentar tirar a cauda dos colegas. Quem juntar mais rabinhos é o ganhador.

7. O Dragão

Coloque as crianças em fila indiana, todos com as mãos na cintura do colega da frente. O primeiro da fila será a cabeça do dragão, o último será a cauda. O objetivo é que a cabeça consiga pegar a cauda. Ao sinal do professor, o “dragão” deve começar a correr, se movimentando de acordo com o comando do primeiro da fila. Enquanto isso, o último deve fazer movimentos para evitar ser pego.

8. Boliche

Faça os pinos com garrafas de plástico, cheias de água ou areia até a metade. Peça para as crianças auxiliarem nesta tarefa. Em seguida, cada criança tem duas ou três chances para tentar derrubar todas as garrafas.

Essa é uma brincadeira que vai ajudar na coordenação motora e no desenvolvimento de noções como força e distância.

9. O Mestre Mandou

Escolha uma criança para ser o mestre. Ela deverá inventar uma ordem fácil de resolver e todas as outras devem cumpri-las. Por exemplo: “o mestre mandou dar dois pulinhos”. Somente quem realizar a tarefa continua na brincadeira.

10. Corre-cutia

As crianças devem sentar no chão, formando um círculo. Um delas será o fugitivo, que ficará de pé com um objeto qualquer na mão. Enquanto todas cantam a musiquinha “corre cutia na casa da tia”, o fugitivo dá voltas ao redor do círculo de coleguinhas. Quando a música acabar, ele coloca o objeto atrás de alguém, que deve correr atrás dele, enquanto ele tenta sentar no lugar do amigo que se levantou. Ou a criança pega o fugitivo ou o fugitivo senta no seu lugar.

As brincadeiras para crianças entre três e cinco anos são fáceis e de baixo ou nenhum custo. Um pouco de imaginação já é o necessário para criar atividades que estimulem o desenvolvimento das mais diversas habilidades e valores, promovendo a socialização e a prática de atividades físicas.

A Pimpão oferece um completa de linha de produtos para deixar as brincadeiras das crianças ainda mais criativas e divertidas. Acesse o nosso site, consulte nossos produtos e faça um orçamento.

Compartilhe
14 comentários

    Comentários

  1. Sandra
    3 de fevereiro de 2017 às 02:16

    Sou professora de pré escola. Estou a procura de novas brincadeiras para meus alunos de 3 anos neste ano de 2017.
    Aceitando novas idéias!
    Obrigada…

  2. Anitha Salvador
    14 de abril de 2018 às 16:03

    amei muito a vossa poste
    eu sou professora da iniciação
    e essas brincadeiras são espetaculares

    • Anitha Salvador
      14 de abril de 2018 às 16:04

      eu gostei do vosso poste

  3. CATIA DE PAULA SANTOS
    4 de maio de 2018 às 23:18

    ADOREIII SUAS ATIVIDADES,SOU ESTUDANTE DE PSICOLOGIA ESTOU NO 6 SEMESTRE,E ESTOU ESTAGIANDO COM CRIANÇAS CARENTES NO CENTRO DE SÃO PAULO E ESSAS DINAMICAS SAO OTIMAS,OBRIGADO.

  4. Cristina
    13 de maio de 2018 às 10:00

    Amei todas vou fazer com minhas crianças ?

  5. VALENTINA
    1 de julho de 2018 às 11:54

    AMEI ESSAS BRINCADEIRAS. AGORA NAS FÉRIAS IREI FAZER QUASE TODAS COM MINHA PRIMA DE 4 ANINHOS. PARABÉNS!!

  6. Julia Souza
    16 de setembro de 2018 às 13:34

    Muito bom

  7. Suzana
    19 de outubro de 2018 às 13:40

    Muito legal as dicas do Post.
    Adoreeei!

    https://decorarecrescer.com.br/brincadeiras-para-criancas-de-2-a-5-anos/

    No link acima possui varias brincadeiras também.

    Vale a pena conferir
    Abraços

  8. Maria Irene Santos Santana
    4 de novembro de 2018 às 14:20

    Essas atividades são bem interessante pois trabalho com pré escolar 4 e 5 anos. Aceito novas idéias. Obrigada.

  9. Jeanny
    28 de dezembro de 2018 às 11:53

    Corre-cutia eu conheço com galinha choca e quem e quem ensinou foi a mamãe quando a gente era muito criança, ela trouxe de Belém essa brincadeira.

  10. JOSENILIA DA SILVA OLIVEIRA
    25 de abril de 2019 às 13:24

    Estou interessada em mergulhar no universo infantil para interagir melhor com as crianças do meu ciclo de convivência: em casa e no meu trabalho como Assistente Social. Enquanto profissional, tenho a missão de participar do processo de depoimento especial de crianças vítimas e testemunhas de abuso sexual de maneira a humanizar o acolhimento das mesmas no judiciário e facilitar a tomada do seu depoimento de maneira tranquila para ajudar as autoridades judiciarias aplicarem as medidas de responsabilização dos supostos agressores e proteger as crianças dos mesmos.
    Agradeço vocês por partilharem brincadeiras criativas e de fácil interação social.

    • Pimpao
      26 de abril de 2019 às 08:59

      Bom dia, Josenilia.
      Agradecemos seu contato e interesse em nossa empresa. Ficamos muito felizes em saber que gostou das brincadeiras propostas e, principalmente, em poder auxiliá-la no desenvolvimento do seu trabalho com as crianças!
      Sinta-se a vontade em utilizar nossas ideias e, conte sempre conosco!

  11. leia carneiro de oliveira rodrigues
    29 de outubro de 2019 às 14:45

    temos brincadeiras muito legais

Deixe seu comentário


Do NOT follow this link or you will be banned from the site!