voltar para o site

blog1

Geralmente dos 2 aos 5 anos de idade, as crianças entram em uma fase de jogos simbólicos. É a idade que elas começam a fazer brincadeiras fortemente baseadas na imaginação, criando situações e locais, como brincar de escolinha, super-heróis ou médico, e atribuindo diferentes significados aos objetos que manipulam.

As brincadeiras de faz de conta auxiliam no desenvolvimento de importantes capacidades para a vida das crianças, atuando na formação de habilidades motoras, sociais, emocionais e cognitivas. Ao imaginar um novo mundo, elas exercitam sua capacidade de resolução de problemas, criatividade, organização e planejamento, além de desenvolver características importantes como auto-estima, orgulho próprio e autonomia.

Nesse contexto, é fundamental encorajar e estimular essas brincadeiras, disponibilizando itens que as permitam às crianças criar, imitar e imaginar. Por isso, bonecos, miniaturas, fantasias e objetos antigos são muito bem-vindos para estimular e aguçar a imaginação e a criatividade dos pequenos. Já objetos como bolas, bambolês e bicicletas são importantes ferramentas para oferecer desafios que auxiliem no desenvolvimento da coordenação motora.

Outra vantagem ligada às brincadeiras de faz de conta é o aprimoramento da linguagem. Ao brincarem e inventarem novos mundos e situações, as crianças narram suas próprias histórias e se comunicam com personagens imaginários e colegas. Isso faz com que, mesmo que ainda não possuam um vocabulário muito extenso, elas exercitem sua capacidade de comunicação, experimentando palavras e imitando a forma como os adultos falam.

Além disso, jogos simbólicos desempenham papel fundamental para uma maior socialização. As brincadeiras de faz de conta possuem um caráter integrador, fazendo com que as crianças aprendam a compartilhar, unir forças e a socializar com os coleguinhas. Isso é um passo fundamental para estabelecer novas amizades e fortalecer os laços já existentes, além de ensinar o valor de ser ter mais empatia pelo outro.

Por fim, por meio dos jogos de faz de conta, a criança aprende a organizar seus pensamentos e a raciocinar de forma cada vez mais lógica. Essas brincadeiras ainda ajudam os pequenos a começar a entender a importância de se criar e respeitar regras e normas.

Pensando em todos esses benefícios, hoje trazemos 5 ideias de brincadeiras de faz de conta para estimular o desenvolvimento das crianças. Confira!

1. Recriar Personagens

Toda criança tem seu desenho animado e filme prediletos. Vivem repetindo falas e cantando as músicas. Por isso, uma boa sugestão para estimular jogos simbólicos é brincar de interpretar os personagens e as cenas favoritas da crianças.

O foco aqui não é que saia uma representação perfeita, mas se divertir imitando o jeito de falar e se portar de cada personagem e repetindo falas e cenas.

2. Brincar de Detetive

As crianças são naturalmente curiosas. Afinal, ainda estão descobrindo tudo que compõe o mundo ao seu redor. Então, nada melhor que utilizar toda essa curiosidade para aguçar a imaginação e propor desafios. A brincadeira de detetive é muito simples e se encaixa nessa categoria. A ideia é fazer a criança procurar e identificar impressões digitais espalhadas pela casa.

Com um papel riscado a lápis já é possível sujar o dedo e transferir a impressão digital de familiares e colegas para outra folha e espalhá-las por todo o lugar. O objetivo é que a criança tenha que identificar a quem pertence a impressão que ela encontrou. Para ficar mais legal, o ideal é inventar histórias envolvendo mistérios e investigações.

3. Fazer Transformações

A ideia aqui é o improviso. A sugestão é fazer de conta que cada criança é um objeto que elas devem imitar. A brincadeira sempre começa com a frase “E se você, de repente, se transformasse em…”. A partir daí é a imaginação que manda. Uma xícara, um liquidificador, uma televisão, não importa. O objetivo é caprichar na imitação e se divertir. A cada nova imitação e elogio recebido, a criança se sentirá mais estimulada a participar.

4. Estimular a Leitura

Como comentamos, a leitura também faz parte do mundo de faz de contas. Os livros são uma excelente ferramenta para estimular a imaginação das crianças, levando-as a mundos desconhecidos e personagens incríveis.

Isso vai ajudá-las a criar toda uma nova gama de situações e coisas para imaginar e explorar. Por isso, comece sua coleção de bons títulos infantis e crie o hábito da leitura nas crianças.

5. Modificar Histórias

Há histórias e situações clássicas e que todas as crianças acabam conhecendo de cor, seja por causa da escola ou das histórias lidas em casa. Uma vez familiarizadas com elas, que tal inverter a lógica ? A ideia aqui é a imaginação correr solta.

Por exemplo: e se em vez de beijar o sapo, a princesa se transformasse em um sapo fêmea? E se o Super Homem tivesse medo de altura? Comece a brincadeira e deixe que a criança continue, exercitando a imaginação e a criatividade.

Criar, imaginar e experimentar são atividades essenciais para a formação plena das crianças. A brincadeira de faz de conta tem um potencial que deve ser explorado, ajudando no desenvolvimento de habilidades importantes para toda a vida, sejam elas cognitivas, motoras, afetivas ou sociais. Por isso, o estímulo aos jogos simbólicos é tão importante. Então, abuse da imaginação e brinque!

A Pimpão fornece uma linha completa de produtos pedagógicos e infantis ideais para ajudar você nessa tarefa. Acesse o nosso site, conheça nosso catálogo e faça um orçamento.

    Comentários

  1. Carol cruz
    12 de março de 2018 às 12:00

    Agradeço o artigo me ajudou bastante com trabalho da faculdade.

    • Pimpão
      15 de março de 2018 às 09:30

      Que bom, Carol. Acompanhe nosso blog que sempre teremos novidades para você!

  2. Nelson
    26 de setembro de 2018 às 08:44

    Interessante vai ajudar muito !

  3. lorrany
    20 de março de 2019 às 19:02

    gostei muito vai mim ajuda na falcudade obrigada

  4. Nery Cereja
    26 de abril de 2019 às 07:54

    Amei todas as ideias, preciso muito delas para fazer um plano de aula com jogos simbólicos. Trabalho da faculdade.

    • Pimpao
      26 de abril de 2019 às 08:57

      Bom dia, Nery.
      Agradecemos seu contato e interesse em nossa empresa e produtos. Ficamos muito felizes em poder auxiliá-la em seu trabalho da faculdade!
      Sinta-se a vontade em utilizar nossas ideias e, conte sempre conosco!

Deixe seu comentário


Do NOT follow this link or you will be banned from the site!